​​​​Antes da Cirurgia

Para que a cirurgia possa ser preparada corretamente, os pacientes e acompanhantes devem chegar ao hospital 2 horas antes da cirurgia. O paciente será encaminhado ao Centro Cirúrgico cerca de 40 minutos antes do procedimento agendado.

A anestesia será definida pelo médico anestesiologista, em conjunto com o paciente, durante a avaliação pré-anestésica, de acordo com o tipo de cirurgia. Em casos de cirurgia laparoscópica, a anestesia é geral.

Cirurgias que envolvam lateralidade, ou seja, órgãos duplos, como braços, pernas, rins, hérnias, entre outros, serão demarcadas antes do encaminhamento ao Centro Cirúrgico. É recomendável que o paciente se envolva neste processo, solicitando e ficando atento à demarcação de lateralidade. Isto é denominado “Cirurgia Segura”.

Etapas de Atendimento

Os pacientes que passam por cirurgia recebem atendimento em três etapas:

Indução anestésica - Nesta etapa, conduzida pelo médico anestesiologista e pela equipe de enfermagem, o paciente é monitorado para controle do traçado cardíaco, frequência cardíaca, pressão arterial, oxigenação sanguínea e nível de anestesia. Uma vez anestesiado, o paciente recebe as proteções necessárias, de acordo com a cirurgia a ser realizada.

Período intra operatório - A cirurgia propriamente dita começa no momento em que o cirurgião inicia a incisão na pele e vai até o seu fechamento. Terminado o procedimento, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação anestésica.

Recuperação Anestésica - Assim que terminar a cirurgia você será encaminhado para SR (sala de Recuperação Anestésica) localizada junto Centro Cirúrgico. O paciente conta com a alta tecnologia de monitoramento, sob observação e cuidados constantes da equipe de enfermagem e médico plantonista, até a plena recuperação da consciência e da estabilidade clínica.

Orientações para o Paciente

Infecções prévias Comunique ao cirurgião, antes da cirurgia, se estiver com alguma infecção (furúnculo, foliculite, sinusite, dor de garganta, infecção urinária ou gripe, por exemplo). Nesses casos, se possível, é melhor postergar a cirurgia para evitar que haja risco de infecção pós-operatória.

Cigarro Deixe de fumar um mês antes da cirurgia. O fumo pode prejudicar a cicatrização.

Depilação – Não depile o local a ser operado antes da cirurgia. A retirada dos pelos será realizada no hospital com material específico.

Higiene – Tome banho completo na noite anterior e novamente no dia da cirurgia, o mais próximo possível do horário da operação. Use toalha e roupas limpas.

Curativo – Mantenha o curativo da ferida cirúrgica limpo e seco, seguindo a recomendação do seu médico.

Sintomas de infecção – Comunique o cirurgião caso apresente qualquer sinal de infecção, como febre, dor excessiva no local operado, vermelhidão, calor local ou secreção.

Orientações aos Acompanhantes

Encaminhamento – O paciente será encaminhado ao centro cirúrgico por um auxiliar de enfermagem. Ele também pode ser acompanhado por um familiar até a entrada do local.

Durante a cirurgia – Você pode aguardar na sala de espera ou no quarto do paciente.

Orientação médica – Após o término do procedimento é solicitada a presença dos familiares, ou acompanhantes, para informações da cirurgia e orientações quanto à alta do paciente.

Preencha o formulário ou ligue e marque sua consulta agora mesmo.

Centro Clínico Mãe de Deus
Rua Costa, 30 - Sala 505