Para que a cirurgia possa ser preparada corretamente, os pacientes e acompanhantes devem chegar ao hospital 2 horas antes da cirurgia. O paciente será encaminhado ao Centro Cirúrgico cerca de 40 minutos antes do procedimento agendado.
A anestesia será definida pelo médico anestesiologista, em conjunto com o paciente, durante a avaliação pré-anestésica, de acordo com o tipo de cirurgia. Em casos de cirurgia laparoscópica, a anestesia é geral.
Cirurgias que envolvam lateralidade, ou seja, órgãos duplos, como braços, pernas, rins, hérnias, entre outros, serão demarcadas antes do encaminhamento ao Centro Cirúrgico. É recomendável que o paciente se envolva neste processo, solicitando e ficando atento à demarcação de lateralidade. Isto é denominado “Cirurgia Segura”.
Os pacientes que passam por cirurgia recebem atendimento em três etapas:
Indução anestésica - Nesta etapa, conduzida pelo médico anestesiologista e pela equipe de enfermagem, o paciente é monitorado para controle do traçado cardíaco, frequência cardíaca, pressão arterial, oxigenação sanguínea e nível de anestesia. Uma vez anestesiado, o paciente recebe as proteções necessárias, de acordo com a cirurgia a ser realizada.
Período intra operatório - A cirurgia propriamente dita começa no momento em que o cirurgião inicia a incisão na pele e vai até o seu fechamento. Terminado o procedimento, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação anestésica.
Recuperação Anestésica - Assim que terminar a cirurgia você será encaminhado para SR (sala de Recuperação Anestésica) localizada junto Centro Cirúrgico. O paciente conta com a alta tecnologia de monitoramento, sob observação e cuidados constantes da equipe de enfermagem e médico plantonista, até a plena recuperação da consciência e da estabilidade clínica.
Infecções prévias Comunique ao cirurgião, antes da cirurgia, se estiver com alguma infecção (furúnculo, foliculite, sinusite, dor de garganta, infecção urinária ou gripe, por exemplo). Nesses casos, se possível, é melhor postergar a cirurgia para evitar que haja risco de infecção pós-operatória.
Cigarro Deixe de fumar um mês antes da cirurgia. O fumo pode prejudicar a cicatrização.
Depilação – Não depile o local a ser operado antes da cirurgia. A retirada dos pelos será realizada no hospital com material específico.
Higiene – Tome banho completo na noite anterior e novamente no dia da cirurgia, o mais próximo possível do horário da operação. Use toalha e roupas limpas.
Curativo – Mantenha o curativo da ferida cirúrgica limpo e seco, seguindo a recomendação do seu médico.
Sintomas de infecção – Comunique o cirurgião caso apresente qualquer sinal de infecção, como febre, dor excessiva no local operado, vermelhidão, calor local ou secreção.
Encaminhamento – O paciente será encaminhado ao centro cirúrgico por um auxiliar de enfermagem. Ele também pode ser acompanhado por um familiar até a entrada do local.
Durante a cirurgia – Você pode aguardar na sala de espera ou no quarto do paciente.
Orientação médica – Após o término do procedimento é solicitada a presença dos familiares, ou acompanhantes, para informações da cirurgia e orientações quanto à alta do paciente.
Preencha o formulário ou ligue e marque sua consulta agora mesmo.
51 3230-2750
Centro Clínico Mãe de Deus
Rua Costa, 30 - Sala 505
Menino Deus - Porto Alegre - RS
CEP: 90110-270